Capão da Canoa - RS

Capão da Canoa - RS
Paz... Silêncio... Tranquilidade... Emoção...

sexta-feira, 10 de junho de 2011

O DIA DA LÍNGUA PORTUGUESA

O Dia da Língua Portuguesa é comemorado no dia 10 de junho, uma homenagem a Luís de Camões, poeta português que faleceu no dia 10 de junho de 1580.

 

Nossa língua começou a ser usada em documentos escritos cerca do século IX d.C., e no século XV d.C., já tinha se tornado uma língua com uma rica literatura. Com mais de 240 milhões de falantes, sendo 200 deles brasileiros, é o quinto idioma mais falado no mundo e usado na Internet, o mais falado no hemisfério sul, o terceiro mais falado no mundo ocidental e dos que usam o alfabeto latino. É oficial em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e, desde 13 de julho de 2007, na Guiné Equatorial, sendo também falado nos antigos territórios da Índia Portuguesa e em pequenas comunidades que faziam parte do Império Português na Ásia, como Malaca, na Malásia e na África Oriental como Zanzibar, na Tanzânia.
A data é importante porque marca não somente a comemoração da data, mas também a importância de toda uma cultura formada e miscigenada ao longo de mais de 2000 anos. Fortalecer a influência da língua é também fortalecer a influência de seus países falantes.
Comemore, fale, escreva e se orgulhe muito de um idioma que gerou nomes imortais, como Machado de Assis, Mia Couto, José Saramago, Luís Camões e Pepetela. O melhor da língua é que ela é viva!
Conheça um pouco mais sobre a origem da Língua Portuguesa:



Nenhum comentário: